segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Camaleões



“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Co 5:17)

Os camaleões distinguem-se de outros lagartos pela habilidade de algumas espécies em trocar de cor. A mudança de cor tem um papel importante na comunicação durante lutas entre camaleões: as cores indicam se o oponente está assustado ou furioso. Acidentalmente, a mudança de cor pode ajudar na camuflagem do animal.
 Essa pequena explicação sobre os camaleões despertou em minha mente quando tive contato com o “crente camaleão”. Não entendeu? É bem simples: fui convidado para um churrasco de família,  no meu carro foi um parente que achava que era uma benção. Falava de Deus e de Sua palavra com muita sabedoria, orava e louvava com intensidade. Porém, para minha surpresa era um camaleão.

Quando chegamos no local da festividade, essa pessoa se adaptou a atmosfera mundana, e logo começou a falar coisas obscenas, palavrões e todo tipo de verbetes seculares. Fiquei chocado com tamanha transformação, como dizem: da água para o vinho. Não acreditei no que estava acontecendo. Onde está aquele adorador em potencial?

Ao voltar da festa, meditei sobre os fatos ocorridos e descobri que essa pessoa é um “crente camaleão”, que se camufla segundo o ambiente, buscando ser aceito. Ao estar em contato com pessoas cristãs mostra-se um adorador poderoso, todavia quando se encontra na atmosfera desse mundo transforma-se em um adorador das coisas carnais. Como é perturbador essa forma de viver. Estar sempre sobre o muro, dividido entre as coisas da carne e as supostas coisas espirituais. 

A palavra de Deus diz: “...se alguém está em Cristo, nova criatura é...”, ou seja, se nascermos de novo não poderemos negar a natureza divina que está em nós para decairmos novamente em nossa velha natureza adâmica. Tudo em nossa vida precisa ser novo: pensamentos, sentimentos, palavras, etc. Somos revitalizados pelo poder da graça salvadora de Jesus. Quem mergulha verdadeiramente nas águas do Espírito não pode sair do mesmo jeito que entrou.
Não devemos nos influenciar ao meio que estamos em determinado momento, porém devemos agir como influenciadores. Nosso caráter e integridade devem permanecer inabaláveis, precisamos mostrar ao mundo a verdadeira mudança que estamos vivendo. Chega de ser camaleão!!! 

Autor: Gabriel Fernandes




Nenhum comentário:

Postar um comentário