sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Top 6: Quebra-gelo/Dinâmicas de grupo

1°- Fé inabalável
Material: Espetinho de madeira e um pedaço de ferro (vergalhão)
Execução: Escolha uma pessoa do grupo e lhe dê o espetinho de madeira, peça para ela quebrar; o que vai acontecer facilmente. Depois peça a mesma pessoa que tente quebrar o pedaço de ferro, o que vai ser quase impossível, pode até entortar mas não quebrar.
Objetivo: O espetinho de madeira representa uma fé fraca, que se quebra facilmente perante aos desafios e problemas da vida, é uma fé firmada em coisas naturais. O pedaço de ferro demonstra uma fé firmada na rocha, que não quebra facilmente, mas é inabalável na força do Espírito Santo.


  2°- Unidade ( Explicando a Trindade)
Material: Um copo transparente com leite, um copinho de café de Nescau e um copinho de café de açúcar.
Execução: Mostre ao grupo o copo com leite, o Nescau e o açúcar. Deixa bem claro a diferença dos três, afinal, cada um tem uma função. Depois, misture o Nescau e o açúcar no leite e mexa com uma colher.
Objetivo: O leite representa Deus, o açúcar: o Espírito Santo e o Nescau: Jesus. Nessa dinâmica, demonstramos o mistério da unidade, três se tornam em um. Essa unidade que devemos demonstrar para o mundo através do exemplo da Trindade e também da igreja unificada como corpo de Cristo. Na unidade não há divisão, não existe o orgulho de ser o melhor, tudo se torna um, uma fórmula homogênea. Não há como distinguir quem é quem.
 
3°- Livros renovados
Material: Um livro novo e um livro velho (rasgado, amarelo).
Execução: Passe primeiro o livro novo pela mão de todo o grupo, da mesma forma passe também o livro velho. Após, pergunte qual livro está mais conservado e o por quê? Deixa que as pessoas dêem suas opiniões acerca do estado dos dois livros.
Objetivo: O livro velho está em mau estado graças ao cuidado que a pessoa teve com ele e também por causa do tempo. Simplesmente, o livro perdeu seu valor e foi lançado sem cuidado em algum lugar e agora sofre o descuido e a ação do tempo. Muitas vidas estão na mesma situação de um livro velho, não chamam mais a atenção, não passam mais adiante a história da salvação de sua vida. Estão mortas na fé e o tempo mortifica cada vez mais a chama do primeiro amor. Devemos ser como livros novos, livros de atitudes, que levam a verdade que liberta, que renova diariamente a força no Senhor.
 
4° - Comunicação cortada
Material: Um pedaço de papel alumínio e dois celulares ( com crédito para ligar...kkkk)
Execução: Pegue um dos celulares e faça uma chamada para o outro, mostre a todos o celular tocando. Após envolva o celular que recebeu a ligação em um pedaço de papel alumínio e tente ligar de novo para ele. Só que dessa vez a ligação não vai conseguir completar, por causa do papel alumínio que age como barreira.
Objetivo: O celular que recebe a ligação nos representa. O outro representa Deus e a ligação significa a intimidade de poder ouvir a voz de nosso Senhor. O papel alumínio age como o pecado, nos afastando da voz de Deus, nos impedindo de ouvir aquilo que Ele tem para dizer.

 
5°- Limpeza Espiritual
Material: Um copo transparente com água, iodo e um pouco de cloro.
Execução: No copo com água derrame o iodo até que a água fique bem escura. Após, pegue o cloro e derrame devagar para que a água volte a ficar transparente como antes.
Objetivo: O copo com água representa a nossa vida. O iodo que escurece a água significa o pecado que transforma tudo o que era puro em podridão e miséria. O cloro representa Jesus, que teve misericórdia de nossa vida e veio a esse mundo nos purificar de todos os nossos pecados e nos deixa alvos como a neve.



 
 
6°- Proteção
Material: Uma bíblia, um desenho de um menino(a) e um cartão escrito Jesus.
Execução: Pegue o desenho do menino(a) e mostre para todos do grupo. Após coloque a figura dentro do cartão escrito Jesus, e o cartão dentro da bíblia.
Objetivo: O menino representa todos aqueles que aceitaram Jesus e já não vivem desprotegidos nesse mundo, pois Jesus está o protegendo e o Pai (que está sendo representado pela bíblia) protege o menino em Jesus. Temos uma proteção única e fiel, graças ao nosso amado Senhor, que batalha em nosso favor. 

Autor: Gabriel Fernandes/ Fotos: Gabriel Fernandes

2 comentários:

  1. Showww. Quebra gelos espetaculares. Estaremos usando em nossas células. Pra.Rosana I M S F. Jesus continue derramando unção e sabedoria sobre tua vida.

    ResponderExcluir
  2. Mi ajudou bastante.
    Vou usar em nossas célula
    Obrigada

    ResponderExcluir