segunda-feira, 15 de julho de 2013

A igreja negativa

Desde os tempos antigos, a igreja vem sendo uma figura muito presente na vida da maioria da população. A igreja é uma instituição religiosa separada do estado, que tem muita influência na esfera social. É um ponto de referência para os que creem se encontrar e compartilhar a sua fé, ajudando uns aos outros, e motivando a busca constante por uma melhora na vida espiritual e física.
Com o avanço da globalização, a igreja institucional tem sido banalizada no século atual. Virou “moda” frequentar uma igreja e fazer “comunhão” com os irmãos aparentando uma falsa santidade. Como tudo na sociedade moderna, a igreja virou um grande espetáculo.
A igreja atual tem aparentado uma grande “perfeição espiritual”, a tal ponto que as pessoas que não estão inserida nela se acham incapazes de alcançar tão grande “pureza” e “santidade”. Muitos estão se esquecendo que o que nos sustenta não é a nossa falsa vida mascarada, mas a graça que o Senhor Jesus Cristo derramou sobre nós na Cruz do Calvário. Jesus não veio para salvar a igreja institucional ou fundar uma religião. Ele veio por amor, veio trazer vida aos corações daqueles que estavam condenados pelo pecado de um mundo que jaz no maligno. Jesus vivia cercado dos piores exemplos do seu tempo: prostitutas, ladrões, fariseus, mesquinhos, narcisistas, etc. A igreja não deve se tornar um tribunal de justiça espiritual, que julga todos segundo os seus erros e pecados. Precisamos olhar para Jesus, e entender que ele não busca perfeitos, pois se fosse essa a missão do Salvador, creio que ainda estaria aqui nessa terra, onde TODOS pecaram e estão destituídos da glória de Deus.
O apóstolo Paulo, na carta de I Timóteo, diz: "Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna." A igreja não deve apresentar ao mundo uma perfeição divina inalcançável, precisamos seguir o exemplo do apóstolo Paulo, que reconheceu que era o pior dos pecadores, mas a graça do Senhor o sustentava e lhe dava as armas para crescer espiritualmente. A santidade não é algo que vamos alcançar nessa terra, temos que buscar ser santos como Jesus foi, mas não achar que atingiremos tal ponto.
A igreja deve ser um local aonde todos reconheçam que são falhos e carecem da glória de Deus. As pessoas que estão no erro não esperam que apontemos suas faltas e falhas. Mas, querem que alguém os abrace e os ajude a melhorar. Afinal, se fomos parar para pensar foi isso que Jesus fez em toda a sua passagem aqui nessa terra.     
Autor: Gabriel Fernandes






Nenhum comentário:

Postar um comentário