Recomeçar. Reconstruir. Reerguer. Fazer ressurgir das cinzas algo novo. Trazer a memória aquilo que nos pode dar esperanças.
"Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.
Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
E disse: ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração de teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.
Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes os meus mandamentos, eu vos espalharei por entre os povos; mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar meu nome. (Neemias 1:3-9)
Neemias receberá uma notícia que trouxe grande aflição em seu coração: os muros de Jerusalém foram derribados, e as suas portas, queimadas, e os que se achavam lá estavam em grande miséria e desprezo.
Um muro opera como agente de segurança e proteção de uma cidade - como Jerusalém - de uma casa, etc. Ter os muros derrubados é estar sem proteção, é ficar ao relento. Contando com a sorte, a mercê do inimigo. Se torna um alvo fácil para o ataque.
Hoje, muitas vidas deixaram o seu "muro espiritual" ruir com os ataques do maligno e vivem uma vida espiritual de miséria e desprezo.
Como Neemias chorou por sua nação, Jesus chorou pelos seus filhos que estão mergulhados em grandes aflições como o povo de Jerusalém.
Neemias conseguiu perante ao rei Artaxerxes a liberação e o apoio para voltar a sua terra e ajudar na reconstrução do muro que havia sido derribado ( NE 2:1-10). Deus enviou Jesus para essa terra para nos ajudar a reerguer do pó o nosso frágil muro espiritual e colocá-lo firme como uma rocha.
É tempo de recomeçar. Jesus já preparou o alicerce para a reconstrução do nosso muro espiritual, agora cabe a cada um desejar sair do estado de miséria. Temos a chance de dar um basta nos assaltos do maligno a nossa vida, vamos reedificar a nossa fé, pois a boa mão do Senhor está sobre nós como repousava sobre Neemias. Ele quer nos ajudar a levantar a nossa vida espiritual como uma muralha inabalável. Chegou o tempo do recomeço, esqueça o que passou e traga a memória a graça de Deus sobre a sua vida.
O inimigo tentará parar a edificação de seu muro, mas não temas, aquele que venceu a morte está ao seu lado nesse processo de reconstrução.
Autor:
Gabriel Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário